sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Consumo Consciente é Libertador - Faça o Teste

Você sabe que a sensação de liberdade é uma sensação maravilhosa, certo? Mas você já pensou que para ter essa sensação não basta incluir apenas o seu mundinho? Que você precisa incluir o planeta através do consumo consciente?




A relação entre saúde e felicidade é inquestionável, mas até que ponto estamos contribuindo para uma saúde verdadeira ao consumir produtos e alimentos que acabam com o ecossistema?

Muita gente que começa a reduzir o consumo para obter mais liberdade e bem-estar esquece que tudo está interligado. A agressão ao meio ambiente também é responsabilidade dos indivíduos. Não adianta você ser um minimalista e não pensar na saúde do planeta.

Mais uma vez as pessoas querem saber apenas de si mesmas e não atentam ao fato de estarem consumindo produtos banhados em agrotóxicos, carnes contaminadas e cheias de sofrimento.

Não se trata de virar a pessoa mais correta e santa do mundo, é muito mais simples que isso, trata-se de ser apenas mais consciente e fazer o que é possível para contribuir com sua parte.

Você não gostaria de ter menos dependência do dinheiro e ter mais tempo livre? Ter mais liberdade de escolha em tudo o que consome? Então porque não escolher algo que te liberte também do peso da destruição, do sistema que vende apenas embalagens bonitas pela frente do trabalho escravo, do desmatamento, ou do maltrato com os animais?

Se uma pessoa que é atraída pelo estilo de vida minimalista quer ter um trabalho que traga mais satisfação, se quer viver uma vida com propósito, deve também olhar para o que come, bebe e veste. Isso é fato. E não é para se tornar uma pessoa chata que só fala nisso, o que se faz de superior, apenas faz parte do estilo de vida, só isso.

Qualquer coisa que compramos tem impacto no meio ambiente, por exemplo, quando você compra um celular, por exemplo, não faz ideia do que está por trás disso, quais materiais foram usados, quantas horas de trabalho você precisa para compra-lo, quantas pessoas ganhando mixarias foram necessárias para fabrica-lo e aonde ele será descartado depois.




Por isso, temos que nos perguntar antes de qualquer coisa:

Porque comprar?

Quantas horas de trabalho (de vida) levo para comprar isso? Será que eu realmente preciso? Qual é o impacto dessa ação?

Refletir vai fazer você parar de agir por impulso e vai trazer mais liberdade também.

O que comprar?

Quando realmente precisamos de algo precisamos avaliar todos os fatores antes de gastar nosso rico dinheirinho, certo? Então uma boa solução é verificar a durabilidade, a real utilidade, o custo benefício e as origens do produto.

Como comprar?

A menos que você esteja desesperado, nunca compre a prazo. Jamais faça dívidas de nenhuma espécie. Se precisa de alguma coisa e ainda não possui o suficiente para obtê-lo, analise todas as chances de poupar e esperar.

Se fizer uma análise financeira mais profunda verá que comprar a prazo só traz prejuízos e escravidão.

Como usar?

Sempre é bom cuidar dos bens que possui e saber usa-los para que causem menos impacto no bolso e no ambiente. Por exemplo, desligar os aparelhos, cuidar da lavagem das roupas com produtos menos abrasivos e com menos uso de água, limpeza constante para manutenção de móveis e outros objetos, são ações simples que somadas vão fazer a diferença.

Ao olhar para o todo, conseguindo somar tudo o que fazemos vemos que ao final teremos uma grande recompensa: mais tempo, consciência mais leve e mais dinheiro sobrando.

Não é lindo?
Agora faça o teste para saber qual é o grau da sua consciência ao consumir produtos e insumos AQUI

Boa caminhada!

Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário