sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Viver com Propósito – Um Aspecto da Vida Minimalista


Viver com propósito significa SER mais do que TER.





Isso inclui um trabalho prazeroso, mais tempo para relações humanas e realizações de desejos edificadores. Inclui uma mudança no paradigma do ter para o ser. 

Sabemos que vivemos, normalmente, conforme a música. Temos basicamente aquilo que podemos ter, trabalhamos nos ambientes que estão à nossa volta, dentro de nossas possibilidades e ofertas presentes.

Sabemos também que estamos mergulhados nesse ambiente, na cultura local, na classe social e na urgência pela sobrevivência financeira, fazemos o que for necessário para manutenção do dia a dia.

A questão é se podemos escolher outros meios de sobreviver sem ter que nos sujeitar à empregos maçantes e sem significado. Como podemos, dentro do nosso ambiente, criar novas oportunidades e fazermos aquilo que realmente gostamos.

Por isso o minimalismo é um meio para encontramos maior significado em nossas vidas. Primeiro porque um aspecto da vida minimalista é viver com propósito e segundo porque o conceito minimalista pode nos dar ferramentas pessoais para conquistar esse objetivo.

Se formos pensar em transformar uma vida tediosa, cansativa e com pouco retorno financeiro ou simplesmente, uma vida vazia e sem prazer, temos que repensar nossas escolhas, aquilo que dedicamos nosso tempo e atenção, para priorizar o que pode nos fazer mais leves e realizados.

Uma das mulheres que conheci e que colocou isso em prática é a Maya, ela colocou todos os seus esforços em levar para frente aquilo que mais amava fazer: ajudar os outros a encontrar sua essência através da arte mágica das mandalas. Lançou seu curso Oficina de Mandalas e hoje ajuda centenas de pessoas a acalmar a mente e encontrar seus propósitos.

Clique se quiser saber mais sobre a Oficina de Mandalas. 



Como a vida minimalista pode ajudar a encontrar o seu propósito?




Em primeiro lugar você precisa fazer uma boa limpeza, tanto material como psicológica. A consequência disso é uma redução drástica dos problemas que temos que lidar à curto e à longo prazo.
Com essa limpeza é possível enxergar com mais clareza tudo o que não é necessário, tudo o que causa um gasto de tempo e dinheiro e que você poderia muito bem viver sem.
Limpar à ponto de deixar uma folha em branco à sua frente, deixando somente aquilo de que realmente precisa, vai criar um espaço tanto físico como mental, a hora que você decidir não entulhar mais seus armários, seus desejos, suas amizades superficiais.
Esse é um primeiro passo para encontrar seu propósito pois a partir daí você pode fazer as contas, organizar seus gastos e retirar tudo aquilo que não interessa mais, inclusive se propondo a retirar também hábitos não produtivos que consomem seu dinheiro e tempo de vida.
Uma ideia é substituir hábitos infrutíferos por algo mais acolhedor, construtivo, que vá agregar mais valor à sua vida.
Por exemplo, se você tem o hábito de gastar todo final de semana com pizzas, cervejas e refrigerantes, gasta em torno de R$ 200,00 reais todo fim de semana para se entupir de porcarias e depois chorar a semana toda porque engordou, ou porque se sente pesado, ou porque lá se foram mais R$ 200,00 que poderiam ser gastos com outra coisa.
Esse é apenas um exemplo, claro, porque você pode analisar muitos outros gastos desnecessários com roupas, sapatos e objetos de maneira geral. Uma pequena economia e você poderia investir em um novo curso, para aprender outras habilidades e semear um futuro diferente.
A partir dessa limpeza, de selecionar aos poucos o que é realmente importante para você, comece a listar tudo o que poderia ser melhor, que tipo de vida gostaria de ter. Você pode testar uma atividade física diferente, um passeio diferente, novos livros, novos conhecimentos em todos os lugares.
Todo o processo de encontro da vida com propósito precisa ser gradual e intenso, colocar todos os seus esforços agora mesmo e entender que logo mais estará vivendo com muito mais prazer, satisfação e sucesso.
Boa caminhada!
Abraços!  

Fonte: 
Dissertação de Mestrado
Título: Quando menos é mais: olhares, discursos e práticas acerca da "vida simples"
Autor(es): Candido, Luara Fernandez de



Nenhum comentário:

Postar um comentário